O Wii U, novo console da Nintendo, faz sua estreia no mercado internacional em duas versões: 8 GB e 32 GB. Analisamos de perto as especificações do aparelho e comparamos com o hardware do Xbox 360 e o do PlayStation 3 em termos de peso, CPU, placa gráfica, memória RAM, armazenamento, áudio, mídias, conexões e saídas de vídeo.
Peso
O primeiro de tudo em uma comparação é ver se este aparelho é mais leve que os demais. Pelo visto, o Wii U é o mais leve dos três. O peso de cada console é expresso em valores aproximados.
Wii U | 1,6 kg |
Playstation 3 | 2,1 kg |
Xbox 360 | 2,9 kg |
CPU
O processador é o coração de qualquer sistema eletrônico. Todos os três videogames contam com chips fabricados por empresas como IBM, AMD, Sony e Toshiba, que os adaptam para suas necessidades. No caso do Wii U, o processador está junto com a aceleração gráfica.
Wii U | Processador IBM Power multi-core três núcleos, rodando a 3GHz (com processamento de 260 Gflops) |
PlayStation3 | Processador Cell de sete núcleos single-threaded (um de backup), rodando a 3.2GHz (com processamento de 230 Gflops) |
Xbox 360 | Processador Xenon de 3 núcleos dual-threaded, rodando a 3.2GHz (com processamento de 77 Gflops |
Placa Gráfica
Enquanto o Xbox 360 e o PlayStation 3 têm placas com memória de vídeo de 256 MB GDDR3, que aumentam de acordo com a memória RAM disponível, o Wii U tem 1 GB de memória GDDR5, baseado na série de placas de vídeo Radeon HD 5000.
Wii U | AMD Radeon de alta definição 1 GDDR5 compartilhado da RAM do sistema (processamento e potência em números não foi divulgado) |
PlayStation 3 | Modelo Nvidia RSX de 550 MHz 256 MB GDDR 3 (Chegando até 480 GDDR3 compartilhando a RAM do sistema) 22,4 Gbps de banda |
Xbox 360 | Modelo ATI Xenos de 500 MHz 256 MB GDDR 3 RAM (Chegando até 512 GDDR3 compartilhado c/ a RAM do sistema) (mais 10 MB eDRAM) 21,6 Gbps de banda (256 Gbps via eDRAM) |
Memória RAM
Os sistemas mais antigos da Sony e da Microsoft perdem disparado para o Wii U por conterem de um quarto à metade da memória RAM que o console da Nintendo tem.
Wii U | 2 GB RAM – somente 1 GB é utilizado para operações do sistema (1 GB é reservado para jogos e compartilhado entre CPU e GPU) |
PlayStation 3 | 256 MB RAM XDR 3,2 GHz de velocidade 25,6 Gbps de largura de banda |
Xbox 360 | 512 MB de RAM GDDR3 (compartilhado com GPU) 700 MHz de velocidade 22,4 Gbps de largura de banda |
Armazenamento
Assim como o Xbox 360, será possível utilizar pen-drives para aumentar a capacidade de armazenamento do aparelho da Nintendo. Mas não se empolgue. Este recurso deixa o acesso dos arquivos, como jogos, bem lentos, já que a porta é USB 2.0.
Wii U | HDD 8 GB (Básico) ou 32 GB (Deluxe) 10000 RPM Suporta a cartões de memória SDHC e armazenamento externo via USB |
PlayStation 3 | 12, 250 ou 500 GB HDD (Modelos Super Slim) 5400 RPM Aceita HDs USB externas |
Xbox 360 | HDD 320 (Elite) e 250 GB ou 4 GB SSD (Arcade) 5400 RPM Aceita pen-drives USB de até 32 GB e HDs externas |
Áudio
O Xbox 360 e o PlayStation 3 contam com a saída de áudio ótico, recuso que deixa a qualidade do som ainda mais superior do que quando utilizado apenas o cabo HDMI. Como o Wii U não irá aceitar CDs de música e não se sabe ainda se terá algum serviço de música exclusivo, o jeito é continuar usando os aparelhos da concorrência para isso.
Wii U | Analógico Estéreo Digital 5.1 LPCM |
PlayStation 3 | Analógico Estéreo Digital 5.1 Dolby Digital e 7.1 LPCM |
Xbox 360 | Analógico Dolby Pro-Logic II Digital 5.1 Dolby Digital |
Mídias
A mídia utilizada no Wii U tem 25 GB, mas não é um Blu-Ray, e sim uma patente própria da Nintendo. O principal motivo para sua utilização será o combate à piratara.
Wii U | Aceita discos do Wii (menos do GameCube) Leitura de dados a 22 MB/s (Mídia especial do Wii U, baseado em Blu-Ray) 25 GB de espaço em disco |
PlayStation 3 | Leitura de dados a 9MB/s (Blu-Ray) 25 GB de espaço em disco de uma camada 50 GB em disco de dupla camada |
Xbox 360 | Leitura de dados a 15.85 MB/s (DVD) 7 GB de espaço em disco de dupla camada |
Conexões
Em relação às conexões de rede, podemos atestar pela qualidade dos serviços mostrados pela Sony com a PSN e a Microsoft com a Live ao longo de todos seus anos de funcionamento que a Nintendo ainda vai ter muito trabalho pela frente para igualar seu serviço com a concorrência.
Sobre as conexões de acessórios, o Wii U tem quatro entradas USB escondidas por uma porta retrátil. A versão transparente do console mostra todos os componentes do aparelho.
Wii U | Cartão de memória SD (suporta SDHC) USB 2.0 ports (2 na parte frontal, 2 na traseira) Entrada da Barra de Sensor Entrada AV Multi Out Entrada HDMI 1.4 Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n |
PlayStation 3 | 2 entradas USB 2.0 (frontais) Entrada HDMI 1.4 Entrada AV Multi Out Entrada áudio Digital Out (Optical) Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n |
Xbox 360 | 2 entradas USB 2.0 (frontais) Entrada HDMI 1.4 Entrada AV Multi Out Entrada áudio Digital Out (Optical) Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n |
Saída e vídeo
Pela primeira vez em muitos anos, será possível jogar grandes franquias da Nintendo com gráficos em alta definição, explorando todo o potencial do colorido mundo de Mushroom Kingdom nas aventuras do Mario e a fabulosa terra de Hyrule, em um próximo (e muito aguardado) jogo da franquia Zelda.
Wii U | Suporta resoluções 1080p, 1080i, 720p, 480p e 480i. Cabos compatíveis incluem HDMI e todos da geração Wii: D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto |
PlayStation3 | Suporta 1080p, 1080i, 720p, 576p e 480p. Compatibilidade com HDMI, D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto |
Xbox 360 | Suporta 1080p, 1080i, 720p, 576i e 480p. Conexões compatíveis incluem HDMI, VGA, D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto |
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