terça-feira, 17 de maio de 2011

Alunos da rede pública do Sul do país vivem realidades contrastantes

 Na região, o Ideb, que avalia a qualidade do ensino,

é maior que a média nacional. A média de alfabetização

 também está acima da brasileira.

 

 

O Jornal Nacional inicia, nesta segunda-feira (16), mais uma série especial de reportagens sobre a educação no Brasil.

 

Na semana passada, os maiores problemas e algumas iniciativas que deram resultados positivos foram apresentados. Agora, chegou a hora de mostrar exemplos de como andam as escolas públicas, do 1º ao 5° ano do ensino fundamental.

 

Até sexta-feira (20), o JN no Ar vai visitar escolas das cinco regiões do país, em cidades sorteadas na bancada, ao vivo. O sorteio é uma forma de assegurar que nenhuma prefeitura terá tempo de maquiar a realidade nas escolas.

 

O critério de escolha é a classificação no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. As escolas de Ideb mais alto e mais baixo recebem a visita da equipe de reportagem.

 

Essa jornada começa pela Região Sul, que tem 27 milhões de habitantes. Mas, antes de mostrar as escolas que a equipe do JN no Ar visitou, é preciso conhecer o universo em que elas se encontram.

 

A repórter Guacira  Merlin apresenta um quadro geral da educação no Sul do Brasil.

 

Uma aula de contradições: de um lado, escolas com um computador por aluno, cursos de filosofia, oficinas de artes. Do outro, escolas sem segurança, com goteiras no meio da sala e vidros quebrados. Tem até aula emcontêineres. Realidades diferentes para os mais de 3 milhões de alunos do ensino fundamental na rede pública Sul do país.

 

Do notebook, imagens e textos criados pelos professores são projetados no quadro. A tecnologia que ainda é pouco usada na escola pública ajuda a manter o interesse dos alunos.

 

Mas como transformar o que parece um privilégio em rotina? É um dos desafios de quem administra as escolas. Tudo depende da gestão: o jeito de fazer funcionar a grande engrenagem do ensino.

 

Somente na Região Sul, são 14,5 mil escolas públicas e quase 172 mil professores. O número de alunos que abandonam a escola é pequeno, 1,6% - menos da metade da média brasileira, 3,7%.

 

O Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que avalia a qualidade do ensino, é maior que a média nacional. A média de alfabetização, 93,15%, também está acima da média brasileira, 88,86%. Mas na Região Sul também há a preocupação comum aos diretores de escolas de todo o Brasil: a falta de dinheiro.

 

"O gestor não pode ficar esperando. Sabe-se que é obrigação do estado, sabe-se que é obrigação da União, mas eu acho que no momento em que um gestor pega aquela responsabilidade para ele, que assume a responsabilidade, tem que procurar outras alternativas, procurar parcerias", declarou a especialista em gestão de ensino Nássara Scheck.

 

Os melhores resultados pertencem a quem faz projetos, planeja a compra de equipamentos, e consegue recursos extras através de programas de incentivo do governo e de empresas privadas. A direção também precisa atrair a comunidade. Pinturas, limpeza e reparos podem ser feitos em mutirões com os pais.

 

"O que as pessoas buscam nos espaços escolares? É a possibilidade de melhorar a sua questão de vida. A escola não pode perder o foco principal, que é desenvolver o conhecimento, se preocupar com as aprendizagens dos alunos", afirmou a especialista em gestão de ensino Leunice Martins De Oliveira.

 

Fonte: G1 Globo.com - Jornal Nacional

 

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/05/alunos-da-rede-publica-do-sul-do-pais-vivem-realidades-contrastantes.html

 

Data: 16.05.2011

 

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